domingo, 9 de novembro de 2008

Declaração Internacional de Consenso sobre o TDAH

Em janeiro de 2002, um grupo de renomados especialistas de diferentes países, preocupados com a má informação que vem cercando o conhecimento sobre o TDAH, decidiu assinar uma declaração conjunta com a intenção de desfazer uma série de mal entendidos que os meios de comunicação têm veiculado sem fundamento científico.

A lista foi encabeçada por Russell A. Barkley, professor de Psiquiatria e Neurologia da Universidade da Massachussetts Medical School, EUA, e contou com a assinatura de cerca de 80 respeitados profissionais.

Alguns pontos contidos na declaração:

1. Não existe dúvida que o TDAH é um transtorno genuíno.

2. Existe suficiente evidência científica que esse transtorno compromete mecanismos físicos e psicológicos que são comuns a todas as pessoas.

3. As deficiências ocasionadas pelo TDAH podem acarretar sérios prejuízos na vida das pessoas.

4. Existe comprovação que o TDAH pode ser responsável por maior mortalidade, maior morbidade, prejuízos na vida social, no funcionamento familiar, nos estudos, e na aquisição de uma vida independente.

5. As pessoas com TDAH estão mais sujeitas a acidentes.

6. A contribuição maior para a ocorrência desse transtorno se deve a fatores genéticos e neurológicos, sendo que o ambiente familiar contribui pouco para isso.

7. O TDAH não é um problema benigno, pode trazer problemas muito sérios.

8. Quem tem o transtorno apresenta uma chance maior de abandonar os estudos.

9. A pessoa com TDAH está mais sujeita a ter um rendimento baixo no trabalho.

10. Gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, multas de trânsito, conflitos matrimoniais e depressão são mais comuns nessas pessoas.


Fonte:http://www.universotdah.com.br/artigos/artigo_03.php

Nenhum comentário: